sábado, 8 de março de 2008

STELARC & my first craziest conference!!

-

A propósito das Conferências públicas de apresentação da Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona (Conferências ECATI 2008) assisti hoje, pelas 18:00, no CCB, Colecção Museu Berardo, à mais estranha conferência de todas as que já vi até hoje, com um artista do futuro mas que vive no presente:

STELARC (Stelious Arcadiou)


O tema da conferência foi: “Zombies, ciborgs & fantasmas: Corpos Ausentes, Vazios, Involuntários e Avatares”, e mesmo eu, que não sou grande apreciador de ficção científica, consegui imaginar uma evolução nesses termos, apesar de ser sincero e admitir que não é um cenário que preencha os meus ideais do que considero "um futuro brilhante e feliz".


Momento imperdível para quem é adepto do futurismo, robótica, cibernética, cultura celular, cultura de órgãos, cultura de tecidos e uma panóplia de operações laboratoriais que comprovam uma ciência tecnológica altamente avançada. Tudo isto não em ficção mas em pura realidade!


Alguns momentos mais constrangedores para os mais sensíveis, o que não é, obviamente, o meu caso...cof cof...pois durante a conferência temos oportunidade de assistir às mais importantes e mediáticas performances de Stelarc, como aquelas em que se faz suspender através de ganchos que perfuram a sua pele, performances com invenções robóticas integradas como é o caso da Third Hand e Robot Arm, e outras...mas não me adianto muito mais.



O momento da conferência:
Depois de visualizarmos imagens da cirugia a que foi submetido para lhe ser implantada uma orelha "biónica" no braço (imagens fortes), Stelarc cria o momento da tarde e tal qual feira dos horrores, arregaça a manga esquerda da camisa e ostenta com orgulho o seu braço - com orelha!



Estamos pois, no domínio do fantástico mas real! E vamos ter saudades do Senhor do riso sinistro e cómico ao mesmo tempo!



Boa estadia em Lisboa e volta sempre STELARC amigo, os Cyborgs estão contigo! xD


1 comentário:

Rαquεl disse...

Dá sempre jeito uma orelha no braço, quando sentirmos saudades de sussurrar ao ouvido de alguém... é só levantar o braço XD
Mas de facto não estava à espera, não tinha feito nenhuma pesquisa sobre o tema da conferência nem sobre o "Starlec" :P e foi interessante... no mínimo lol
A avaliar por esta primeira, imagino o que nos espera nas próximas XD

Beijinhos**