quinta-feira, 21 de junho de 2007

Sete Mares no Bairro Alto

Uma nota cultural:

Esta noite vivi mais um momento histórico no panorama musical Lisboeta (e Português), tão desfalcado ultimamente nos seus recintos nocturnos no que toca a música ao vivo.

Uma noite musical carismática no Frágil (como haviam muitas antigamente em outros locais) com o 25º aniversário dos Sétima Legião. A nata artística da música, teatro e comunicação assumindo forte presença e identificação, sem complexos, com o seu imaginário e nostalgia dos riquíssimos anos 80.

Um concerto que não teletransportou a assistência (que ocupou o ultimo milímetro do Frágil) para o passado, fez muito melhor, trouxe para o presente a magia que explodiu por todos os sentidos, um "feeling" mesclado de sons e cores que não fazendo parte do nosso tempo actual, se instalou com uma estranha e misteriosa naturalidade!

O ambiente Folk, Pop & Tradicional com as gaitas de Foles do Paulo Marinho (Gaiteiros de Lisboa) ecoando pelas paredes de um espaço igualmente mítico como é o Frágil, a sonoridade familiar e associativa do acordeão de Gabriel Gomes (Madredeus & Danças Ocultas), o destacado Rodrigo Leão não nos teclados mas no Baixo poderoso (Madredeus), os riffs de bateria que ritmaram a viagem pelo Nuno Cruz, a energia explosiva e contagiante do Paulo Abelho (meu antigo professor do 1º ano do curso de som na etic_) no adufe, congas, bombo, chocalho e pandeireta, as "strings" dos teclados envolventes que caracterizam o som dos 7ª Legião nos dedos de Ricardo Camacho e a voz surpreendentemente jovial e intemporal de Pedro Oliveira, com o seu registo de graves tão penetrante e profundo, deixando uma marca viva e intensa em cada palavra.


Os momentos mais arrepiantes pincelados em 3 temas:

"Por Quem Não Esqueci"

"Sete Mares"

"Glória"

Nestes três momentos da noite, aquela esquina do Bairro Alto entrou em órbita percorrendo um manancial de sensações que apenas se pode sentir "in loco", ao vivo e a cores, muitas cores!


Para meu gáudio, os 80's estão vivos, na "moda" e recomendam-se!


Muitos Parabéns aos Sétima Legião!! Venham mais 25! ;)

Já agora... obrigado ao pessoal da Radar pelos convites e um brinde ao Verão! :D

Que o calor derreta muitos corações!



Há uma voz de sempre que chama por mim

Para que eu lembre que a noite tem fim

Ainda procuro por quem não esqueci

Em nome de um sonho, em nome de ti

-

Procuro à noite um sinal de ti

Espero à noite por quem não esqueci

Eu peço à noite um sinal de ti

Quem eu não esqueci

-

Por sinais perdidos espero em vão

Por tempos antigos, por uma canção

Ainda procuro por quem não esqueci

Por quem já não volta, por quem eu perdi

-

Procuro à noite um sinal de ti

Espero à noite por quem não esqueci

Eu peço à noite um sinal de ti

Eu nunca esqueci

-

Procuro à noite um sinal de ti

Espero à noite por quem não esqueci

Eu peço à noite um sinal de ti

Quem eu não esqueci...

Sem comentários: