sexta-feira, 26 de outubro de 2007

'Net Abbreviations

"Nos meados da década de 1980 a “Internet” começa a ser utilizada em Portugal nas Universidades e em algumas empresas. As primeiras utilizações eram realizadas com terminais conectados por via telefónica a Universidades Europeias e a Universidades nos USA e restringiam-se, na maioria dos casos, a consultas documentais e e-mail.

A difusão da “Internet” em Portugal é realizada pelas Universidades, suportada na existência de um grupo denominado PUUG – Portuguese Unix Users Group – e, a partir de 1986 na recem criada FCCN – Fundação de Cáculo Científico Nacional.

A partir de 1991 o uso da Internet generaliza-se em todas as Universidades Portuguesas através da criação da RCCN – Rede da Comunidade Científica Nacional.

Durante os primeiros anos da década de 90 (digamos até 1994), em Portugal, apenas algumas centenas de pessoas, na comunidade académica e científica, faziam uso regular da Internet. Durante o ano de 1995 o crescimento acelerado da Internet em Portugal foi acompanhado por uma maior visibilidade social, com a criação de sites de alguns orgãos de comunicação social: Público, Jornal de Notícias, Rádio Comercial e TVI.

A criação de ISP – Internet Service Provider – em Portugal a partir de 1994 popularizou o uso da Internet. Os orgãos de comunicação social passaram, em 1995, a difundir a existência e utilidade da Internet. Esta difusão provocou uma explosão da utilização da Internet em Portugal. Os jornais mais populares editavam cadernos dedicados ao “assunto” Internet.

Actualmente existem vários ISP que oferecem acessos gratuitos à Internet, ao contrário do que se verificava no início quando apenas existia um."
(História da Internet em Portugal)


A 4 de Setembro de 1995 nascia na Universidade de Aveiro, o Servidor de Apontadores POrtugueses, também conhecido pela sigla SAPO.

Recordo-me, perfeitamente, da primeira vez que tive acesso a esse mundo mágico, que era, na altura, a Internet. A minha empolgação, com o facto de estar conectado a pessoas de todo o mundo, era pueril, infantil, genuína! xD

Nos 1ºs tempos de IRC, os quais passava mais em servidores estrangeiros, diga-se, teclava sobretudo com pessoal estrangeiro, de início, e em 96/97 as abreviaturas como "lol" (laughing out loud)/ "lmao" (laughing my ass off)/ "rotfl" (rolling on the floor) / brb (be right back) e uma infinitude de tantas outras, eram então muito frequentes. Recordo também o velhinho ICQ que ao iniciar emitia aquele som de buzina de navio! POOOOOOO! E nas mensagens reproduzia um "oh oh!" que depois de um certo tempo passava a ser irritante! :p

Trabalhava na altura no PIJ (Posto de Informação Juvenil) de Agualva-Cacém, para quem não se recorda, tratava-se de uma parceria que o IPJ tinha com as autarquias (câmaras municipais e juntas de freguesia).

A minha primeira conferência (apenas som portanto) foi um delírio! (epá, estou a falar com uma norte-americana sem gastar um escudo em telefone!Fantástico!!)

Época em que a carta ainda se usava bastante como meio de comunicação, e eu tinha uma panóplia de "penpals" espalhados pelos 5 continentes (ainda tenho as cartas, era uma adrenalina ao abrir o correio e ver uma carta da Nova Zelândia, de Taiwan, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, Austrália, Holanda, Turquia, Egipto, etc).
Com a de Taiwan foi giro porque tive que fotocopiar o remetente, simplesmente não conseguia imitar os caracteres!Foi a carta mais gira que recebi, está no top!A chinesa era muito gira tb! xD

Tanta conversa para deixar um pequeno video alusivo às "chat abbreviations" ...deixei levar-me numa viagem ao passado! :)

C U Next Time! xD

Sem comentários: